Cacoal - Fhemeron trabalha em processo de validação para produção de plaquetas
Quarta, 08 de Agosto de 2018 - Atualizado as 08h30min

A Fundação de Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), de Cacoal (RO) município a 480 quilômetros de Porto Velho, iniciou um trabalho de produção de plaquetas. Para conseguir validar esse serviço, a instituição está convocando doadores.

De acordo com o diretor do órgão em Cacoal, Jair Rocha, a expectativa sobre a produção de plaquetas é atender com mais agilidade pacientes oncológicos, renais crônicos e com dengue de Cacoal e região.

Marcos Cander Pinho é morador de Pimenta Bueno (RO) e já tem cadastro na Fhemeron de Cacoal. Após receber uma ligação do órgão solicitando a doação, Marcos não pensou duas vezes e pegou a estrada.

“Sempre que posso venho até Cacoal. Ontem recebi uma ligação da equipe aqui da cidade e, como já tinha um compromisso, também inclui a doação. Acho que todos deveriam tirar um tempinho para doar, pois isso é gratificante”, destacou Marcos.

Jair Rocha explica que as plaquetas são um dos hemocomponentes do sangue muito utilizados nos hospitais de Cacoal, em decorrência da oncologia e hemodiálise. Até pouco tempo, as plaquetas só eram produzidas em Porto Velho, e recentemente passou a ser feita também em Ji-Paraná (RO).

No caso de Cacoal e Vilhena (RO), os municípios estão em processo de validação. Neste momento há duas técnicas do estado que tentam validar o processo de formação de plaquetas.

 

“Quando um paciente precisa de plaquetas, tem que vir de Porto Velho, o que leva em média sete horas. A gente produzindo aqui é bem mais rápido e isso ajudará a salva mais vidas no município”, explicou Jair.

 

O diretor explica ainda que é necessário passar pelo processo de validação. Isso porque, com uma doação, é possível fazer até quatro bolsas de sangue sendo o plasma, a plaqueta, o concentrado de hemácias e o aferes, que só é feito em Porto Velho.

“É um processo diferenciado, que precisa ser feito por uma equipe treinada, equipamentos, bem diferente de só produzir a bolsa de sangue. Por isso, é preciso validar, passar por um controle de qualidade. Então, se tivermos um grande número de doadores, conseguiremos passar a produzir as plaquetas em Cacoal também”, destacou.

As técnicas do estado estão em Cacoal desde segunda-feira (6) e segue até quarta-feira (8) colhendo as plaquetas dos sangues doados. Para dar continuidade a esse serviço, é necessário um número significativo de bolsas de sangue. Por isso a Fhemeron tem convocado doadores.

Para doar sangue é necessário pesar mais de 50 quilos e estar saudável. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais.

A Fhemeron de Cacoal fica ao lado do Hospital Regional e atende das 7h as 13h.

  • Fonte: G1/RO
Publicidade
loading... Carregando conteúdo...

Digite aqui seus comentários.

Reload the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code
 
Publicidade